terça-feira, 3 de abril de 2012

Manifesto pela ação do povo goiano


Manifesto pela ação do povo goiano
         Martin Luther King disse em seu célebre discurso “I’ have a dream”, disse: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”. Dado os acontecimentos das ultimas semanas, e os desdobramentos da operação Monte Carlo, nós goianos não podemos nem devemos nos calar. Temos de buscar mudanças. Temos de limpar nosso Estado destes seres que o apodrecem para que consigamos crescer.
         Desde sempre Goiás foi dominado por oligarquias que sempre atenderam seus interesses.  No império com as famílias Caiado, Fleury e Curado. No governo Vargas com o Interventor federal Pedro L. Teixeira. E nos anos de chumbo da ditadura, com os governadores, Leonino Caiado, Henrique Santillo e mais recentemente Iris Rezende Machado.
         Marconi veio como uma mudança no quadro político goiano, o paladino da justiça que tiraria o estado do domínio de Iris e sua corja. Junto dele veio Demóstenes Torres, exemplo de cidadão, cumpridor das funções, exemplo de político. Essa dupla por muito tempo foi os exemplos do estado no quadro nacional. Entretanto, essa imagem passou. Nosso governador, a exemplo de Sarney e muitos outros domina o estado a mãos de ferro- basta olhar a educação. O Senador bonzinho, de boa imagem, não passava de uma marionete de um bicheiro. 
         Goianos, tanto sofrermos com a ditadura militar e sua censura, lutamos pela liberdade de expressão, e 27 anos depois, temos um exemplo de autoritarismo, nunca visto nem na ditadura. A revista Carta Capital, cuja capa trazia Cachoeira, Demóstenes e Marconi (pesquisem sobre certo dossiê K, e a saída de Jorge Kajuru do estado), e denunciava o esquema feito pelos três, simplesmente sumiu das bancas de revista. Os relatos de como estas revistas foram “compras” são os mais absurdos possíveis. A mídia local pouco falou do assunto, o que se propagou, propagou pelas redes sociais. 
        Façamos com que essa história seja do conhecimento de todos, discutam, reflitam poderem. Não podemos permitir que alguns homens decidam os rumos que este Estado deve tomar. Lutemos para que nossas crianças cresçam em um estado justo e livre de mãos opressoras. Que o povo não se cale ante estas ações, não podemos nos calar frente a ninguém.  Marconi e Demóstenes têm de entender que assim como os colocamos em seus cargos podemos tirá-los. Afinal, se queremos mudanças na nossa qualidade de vida, a faxina tem que começar por quem esta no poder. Não deixemos que essa história fique como muitas outras, e suma no imaginário das pessoas.
         Para tanto conclamo a todos os goianos, à sociedade organizada, às instituições, aos movimentos, às autoridades, promovamos mudanças profundas neste estado. OAB, Ministério Público, Maçonaria, Igrejas, Movimento contra a corrupção, Anonymous, as redes sociais, empresários, escolas, estudantes, todos nós que preocupamos com o futuro que este estado pode tomar. Façamos um movimento nunca visto neste estado, um movimento de repercussão nacional. Gritemos a todos nossa indignação, gritemos um BASTA! Um basta à corrupção, um basta ao autoritarismo, basta o tanto que já fomos feitos de bobos. Em nome da Democracia e dos Goianos, mostremos a Marconi Perillo, Demóstenes Torres, Carlos Cachoeira, Jovair Arantes, Rubens Ottoni, Carlos Alberto Leréia, e muitos outros, a força do goiano, a força do estado que é o coração do país. E que a nossa luta sirva de exemplo para o nosso Brasil, para mudanças em todo o país, para um país cada vez melhor. Força Goianos.  

                 Felipe  Augusto D. de Oliveira
Goiânia, 03 de Abril de 2012


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vão-se os pequis.


Como diria o sábio José Simão, Vou pingar meu colírio alucinógeno.
Puta que pariu. Tão de zuera com a minha cara.
Operação Monte Carlo, tá mais pra "Operação tirando as máscaras".
Se alguém ainda tinha algum argumento pra defender o chefe do morro Demóstenes, caiu por terra pq seu principal rival, tá com o "rabo" tão preso quanto.
Nosso amado Governador não satisfeito pela repercussão da greve dos Professores, resolveu dar mais uma demonstração do seu lado "coronel". As revistas Carta Capital*, que tinha como matéria de capa o esquema do Carlinhos Catarata (sim pq cachoeira já foi faz tempo) , simplesmente desapareceram das bancas de Goiânia nesta manhã de Domingo. Demóstenes cada vez mais embaixo 30% dos lucros do esquema, para financiamento de campanha. É muito azar, na minha primeira eleição, voto nos dois maiores ladrões do estado, comecei bem...
E a lista não para por ai não, Lereia (Lorota) , Otoni (aprendiz de Edir Macedo), o "amigo" da gente (Sandes), e até o goiano, que nem é Deputado por Goiás Estepan Necessiam, eram parceiros de Catarata.
Depois dessa semana eu fiquei até com a consciência pesada de falar do Ronaldo Caiado, tadinho ele é aprendiz de corrupto com esses caras. Sarney já tá ficando com ciúmes, ele achou q era o único a ter um Estado para si. O Iris, iih coitado desse, decidiu aposentar, é d mais pra ele.
Mas o pior de tudo não é essa palhaçada que está se mostrando. O pior é eu estar, por força desse sistema de ensino falho, estudando pro fatídico vestibular, e não ter ficado sabendo desses absurdos antes. O pior é eu entrar no facebook, ler sobre a páscoa, sobre a morte do Chico, e o principal a Vitória do Tigrão, mas não ler uma linha sequer sobre esses escândalos**. Nosso Estado, a minha casa, o lugar onde nasci, está afundado em sujeira, lama, e NINGUÉM diz nada, se preocupa mais com o futebol, se preocupam com tudo menos o que realmente importa.
Mas eu não desisto desse Estado, desse país eu não desisto do meu povo. Estou muito triste, o sentimento é de impotência, de abuso, de vergonha, não sei mais o que dizer.
Com certeza eu posso dizer, "meus herois  morreram de overdose", sim pq se eles morreram de overdose, eles já estavam drogados e é oq aconteceu(Lais) . Do jeito que as coisas vão, é capaz de acordar amanhã e descobrir que o Oloares é chefe do tráfico em Goiânia.

* Devido a essa arbitrariedade a Revista Carta Capital irá disponibilizar em seu site a matéria sobre o esquema de Cachoeira. LEIAM.

** Obrigado, minha flor Monise, por ter me avisado do escândalo